Petróleo fecha com leve alta com sinais de ime entre EUA e Irã e preocupações econômicas 1m241j
1j85s
Por Shariq Khan
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo subiram levemente nesta segunda-feira, com os sinais de um colapso nas negociações dos Estados Unidos com o Irã sobre seu programa nuclear compensando o rebaixamento da recomendação de crédito soberano dos EUA pela Moody's.
Os contratos futuros do petróleo Brent subiram 0,2% para fechar a US$65,54 por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate dos EUA fechou em alta de 0,32% a US$ 62,69 por barril. Ambos os contratos subiram mais de 1% na semana ada.
As negociações nucleares não levarão a lugar algum se Washington insistir que Teerã interrompa sua atividade de enriquecimento de urânio, disse a mídia estatal iraniana citando o vice-ministro das Relações Exteriores, Majid Takht-Ravanchi, nesta segunda-feira.
Essa observação diminuiu as esperanças de um acordo, que teria aberto caminho para a flexibilização das sanções dos EUA e permitido que o Irã aumentasse suas exportações de petróleo de 300.000 a 400.000 barris por dia, disse Alex Hodes, analista da StoneX.
"Esse aumento potencial parece muito improvável agora."
O rebaixamento do crédito soberano dos EUA pela Moody's levantou dúvidas sobre a saúde econômica da maior nação consumidora de petróleo do mundo. A pressão também veio das notícias sobre a desaceleração do crescimento da produção industrial e das vendas no varejo na China, o principal importador de petróleo.
(Reportagem de Shariq Khan e Alex Lawler; reportagens adicionais de Seher Dareen, Florence Tan e Emily Chow; edição de Paul Simao)