Desafios para o mercado de floricultura durante a pandemia; entrevista com Kees Schoenmaker, presidente da Ibraflor 5x61s

Publicado em 09/09/2021 17:37 e atualizado em 15/10/2021 15:32
Produtores se uniram no momento de dificuldade e população percebeu durante o isolamento a importância da beleza das flores
Kees Schoenmaker - Presidente do Ibraflor

O convidado do Líderes do Agro da última quinta-feira (9) foi Kees Schoenmaker, presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Atualmente, o Brasil conta com mais de 850 produtores de flores e plantas ornamentais, em um mercado que já movimentou cerca de R$ 10,5 bilhões em 2021. 3i4l62

Esse mercado ou por um momento muito delicado em 2020, a partir do mês de março, quando teve início as medidas de isolamento social. Segundo Schoenmaker, foi um momento dramático e muito produtores ficaram em desespero, pois todos os produtos já prontos para a venda tiveram de ser destruídos.

Sem realização de casamentos e festas diversas, a demanda por flores foi extremamente reduzida. Para enfrentar o momento de dificuldade, os produtores montaram um comitê de crise e trabalharam em conjunto para renegociar dívidas, receber os valores dos atacadistas, que também estavam com problemas financeiros, e, principalmente, conseguiram mostrar para o público que precisavam de ajuda.

De forma conjunta, os produtores criaram um vídeo que foi veiculado por todo o Brasil, mostrando o que estava ocorrendo com o setor pela falta de vendas. A comoção da sociedade também foi fundamental para que houvesse uma melhora da demanda e uma compreensão de credores para renegociação de dívidas.

Hoje, o mercado de flores vive um crescimento, mesmo que ainda não tenha acabado por completo o período de isolamento e as restrições para realização de eventos. Conforme destacaram Prado e Schoenmaker, durante a pandemia as pessoas começaram, sem poderem sair de casa, a se preocupar mais com o ornamentos no interior das residências e com o melhoramento dos jardins. Assim, houve a ampliação acentuada desse novo mercado.

Como explicou o presidente do Ibraflor, as pessoas começaram a perceber que se sentem bem com a beleza da flor e da planta dentro de casa. “A flor é alimento para a alma. As pessoas se sentem bem com isso, acalma. É um pedaço do céu aqui na Terra”, destacou Schoenmaker.

O programa também tratou sobre os cuidados para conservação ideal das flores, as formas de comercialização e os principais desafios que o setor a atualmente. Confira a entrevista completa no vídeo e não perca, todas as quintas-feiras, a partir das 17h30, o programa Líderes do Agro, com informações, dados e conteúdo acerca de como os líderes do agronegócio construíram o sucesso do setor que conhecemos hoje.

Por: Igor Batista

NOTÍCIAS RELACIONADAS 2612a

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP
Câmara deve votar projeto que reativa Fundo de Defesa Agropecuária na próxima semana
do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção da tilápia em Rio Fortuna
Programa Solo Vivo vai recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso
FPA-MT e Fórum Agro MT apresentam projeto de incentivo ao desenvolvimento da agricultura familiar irrigada
Cultivo de erva-mate do Paraná vira Patrimônio Agrícola Mundial das Nações Unidas
undefined