Calendário que limita data de plantio para o feijão em GO visa garantir o cumprimento do período de vazio sanitário no estado 3i4f33
1j85s
Seguindo a recomendação da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), as Comissões de Grãos e de Irrigação da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) se reuniram no último dia 26 para discutir um calendário de plantio para o feijão, como forma de tornar mais efetivo o cumprimento do vazio sanitário no estado.
Eduardo Veras, vice-presidente institucional da Faeg, conta que o vazio sanitário já está estabelecido entre 5 de setembro a 5 de outubro para a Região 1 e entre 20 de setembro a 20 de outubro para a Região 2. Agora, a proposta também sugere que o plantio da Região 1 seja feito entre 6 de outubro e 15 de junho e que o plantio da Região 2 seja feito entre 21 de outubro a 30 de junho.
A data estabelecida é a data limite. Desta forma, os produtores que irão plantar nos momentos finais terão de trabalhar com variedades mais precoces.
O vazio sanitário é realizado na cultura do feijão em função da mosca branca, que é vetor do mosaico dourado, bem como do carlavírus, que atinge o feijão e a soja. Os relatos dos produtores são de que esse vazio é efetivo para o estado.
Goiás conta com 40% do feijão correspondente à safra das águas, 9% de segunda safra e 51% da safra irrigada.
A implementação da medida ainda depende da análise da Agrodefesa.
0 comentário 5m3a5l

Ibrafe: mercado está cada vez mais influenciado por dois fatores principais: clima e infraestrutura de processamento

Índia aumenta preço de compra do arroz em 3%, menor aumento em cinco anos

Arroz/Cepea: Quedas de preços limitam margens de produtores

Varejistas japoneses solicitam compra de arroz barato estocado pelo governo

Girassol: assistência do Senar Goiás ajuda a expandir cultura no estado

Plantio da canola chega a 70% no Rio Grande do Sul, com projeção de aumento de área