Dados do Procon-SP ressaltam competitividade de frango e ovo frente à carne bovina 5v6m5p
Levantamento do Procon-SP referente aos preços dos alimentos no varejo da cidade de São Paulo apontam que embora tenham aumentado acima da inflação em 2020 – fundamentalmente, por conta da explosão nos custos de produção – o frango abatido e o ovo branco ganharam ainda mais competitividade frente à carne bovina. O órgão de defesa do consumidor paulista não tem informações sobre os preços da carne suína. 3g4z4t
Em 2020, a carne bovina de segunda encerrou o exercício com um valor 41,5% superior ao de um ano antes, enquanto a de segunda (sem osso) obteve valorização de pouco mais de 30%.
Por seu turno, o frango abatido (resfriado) terminou o ano com um preço 16,2% superior ao de dezembro de 2019, resultado um pouco melhor que o do ovo, cujo ganho de preço não chegou a 11%.
Nesse cenário, o desempenho do ovo foi um caso à parte. Pois quando, pela primeira vez nos tempos modernos, o consumidor se viu confinado ao lar e sem o imediato a outros alimentos, encontrou no ovo a resposta a um só tempo versátil, nutritiva e barata para sua alimentação.
Só que, com a alta demanda então registrada, o ovo deixou de ser barato. Pelo menos até que o setor produtivo conseguisse redirecionar a produção do food service para o varejo. Mas chegou a registrar (abril de 2020) valorização superior à das carnes bovina e de frango.
Infelizmente, isso teve curta duração. Pois, considerados os preços médios alcançados pelo ovo no segundo semestre, a valorização registrada em relação ao valor de dezembro de 2019 não chegou a 4%.
Em termos de competitividade e comparativamente à carne bovina de segunda (sem osso), em dezembro de 2020 o consumidor adquiriu volume de frango abatido mais de 20% superior ao de um ano antes. Já no tocante ao ovo, o ganho em volume ficou próximo dos 30%.
0 comentário 5m3a5l

Mais um caso de gripe aviária sendo investigado no Rio Grande do Sul, em Anta Gorda

A imensa maioria dos mercados no mundo reconhece a força do sistema sanitário brasileiro, diz Fávaro na CRA

Estado do RS finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária

Em São Paulo, cotações do frango na granja e no atacado sofrem queda nesta terça-feira (26)

Preço da arroba suína em São Paulo cai 3,14% nesta terça-feira (27)

Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária em aves silvestres em Minas Gerais