Aumentou extraordinariamente o peso da alimentação no custo de produção do frango 645oh
Como mostra o gráfico acima, a participação da alimentação no custo de produção do frango ou de 67,26% em 2011 para 77,20% dez anos depois, este último índice considerado apenas o primeiro bimestre do corrente exercício. 4g22f
Tais níveis significam que a participação da alimentação no custo aumentou perto de 15%, enquanto todos os demais custos tiveram sua participação reduzida em quase 30%.
Porém, esse incremento de (quase) 15% na participação da alimentação não revela o real peso do item sobre o custo do frango. Daí ser oportuno avaliar os preços (alimentação e demais custos) observados nos dois períodos citados, levantando-se a média dos 12 meses de 2011 e a média do primeiro bimestre de 2021.
O custo total aumentou cerca de 174%, mais de duas vez e meia o aumento da inflação, que acumulou variação de 65,18%. Mas enquanto os custos excluída a alimentação aumentaram perto de 90%, os da alimentação, exclusivamente, mais do que triplicaram: 215,52% de aumento.
E como se comportaram, na outra ponta, o frango vivo e o abatido? Embora o valor de ambos tenha aumentado acima da inflação – o que é lógico, por conta dos custos – tiveram uma evolução muito aquém dos custos.
Por sinal e como exemplo, se conseguisse manter em 2021 a mesma relação de preços registrada em 2011, o frango vivo teria sido comercializado no bimestre de 2021 por algo em torno de R$5,26/kg. Como alcançou, no período, pouco mais de 80% desse valor, operou com grande prejuízo.
0 comentário 5m3a5l

Mais um caso de gripe aviária sendo investigado no Rio Grande do Sul, em Anta Gorda

A imensa maioria dos mercados no mundo reconhece a força do sistema sanitário brasileiro, diz Fávaro na CRA

Estado do RS finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária

Em São Paulo, cotações do frango na granja e no atacado sofrem queda nesta terça-feira (26)

Preço da arroba suína em São Paulo cai 3,14% nesta terça-feira (27)

Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária em aves silvestres em Minas Gerais