Carne de frango: volume destinado aos 10 principais importadores recua quase 2% no 1º trimestre 1wq61
Até a sexta posição, o ranking dos 10 principais importadores da carne de frango brasileira no primeiro trimestre de 2021 não apresenta qualquer alteração em relação ao registrado no primeiro bimestre, pois o rol continua formado – de acordo com o volume importado – por China, Arábia Saudita, Japão, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Iêmen. 5h1s6x
A mudança ocorre na sétima posição, agora ocupada pelas Filipinas, um ano atrás na décima segunda posição. Que entrou para o rol dos 10 primeiros importadores graças a um aumento de 15% no volume importado, mas que gerou aumento de receita de apenas 8%, isto denotando um baixo preço do produto destinado àquele mercado.
Quem deixou o ranking, ocupando agora a décima primeira posição, foi o Reino Unido que, curiosamente, não reduziu suas importações, apenas registrou aumento menor que o das Filipinas (+2,2% no volume; +3,4% na receita). E, neste caso, fica claro um melhor preço do produto – mais exatamente, o triplo do preço pago pelo mercado filipino – indicando a importação de itens com maior valor agregado.
Mas focando nos 10 principais importadores, observa-se que apenas 40% deles (Arábia Saudita, África do Sul e Iêmen, além das Filipinas) aumentaram suas compras no trimestre. Não foi o suficiente para impedir que o volume a eles destinado recuasse 1,8%. Por sinal, o produto importado por Iêmen, Filipinas e África do Sul alcançou os menores preços entre os 10 primeiros, daí uma queda de receita não muito distante dos 7%.
A China permanece como o principal importador da carne de frango brasileira. Mas a redução no volume importado no primeiro trimestre (queda de 11,5%), fez com que sua participação nas exportações globais do setor recuasse quase 15%, caindo agora para 14,7% do total embarcado no período.
Além disso, o segundo colocado – a Arábia Saudita – já não está tão longe da China: no período, suas importações corresponderam a quase 82% do volume importado pelo mercado chinês.
0 comentário 5m3a5l

A imensa maioria dos mercados no mundo reconhece a força do sistema sanitário brasileiro, diz Fávaro na CRA

Estado do RS finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária

Em São Paulo, cotações do frango na granja e no atacado sofrem queda nesta terça-feira (26)

Preço da arroba suína em São Paulo cai 3,14% nesta terça-feira (27)

Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária em aves silvestres em Minas Gerais

Brasil negocia com UE e EUA regionalização de embargos comerciais para gripe aviária