Clima deve afetar a colheita na maior região de grãos da Rússia 1x5i36

Publicado em 26/05/2025 07:44

1j85s

Por Olga Popova e Gleb Bryanski

MOSCOU (Reuters) - Altas temperaturas e a falta de chuva nos próximos meses devem prejudicar a colheita na maior região de grãos da Rússia, Rostov, disse o chefe do grupo de lobby local de grãos depois que uma emergência agrícola foi declarada.

O governador de Rostov, Yuri Slyusar, emitiu um decreto introduzindo o estado de emergência para a agricultura após as geadas da primavera e ordenou que as autoridades locais avaliassem os danos.

A declaração permite que agricultores busquem indenização. Os pagamentos de seguros a agricultores vinculados ao mau tempo aumentaram 76% em 2024.

Além das geadas, a falta de chuva deve prejudicar ainda mais a colheita, disse Anatoly Kolchik, chefe da filial local do grupo de lobby União Russa de Grãos, à edição local do jornal Vedomosti na terça-feira.

"Os problemas afetaram não apenas as culturas de inverno, mas também as de primavera. Elas simplesmente não terão tempo suficiente para ganhar a força necessária", disse Kolchik, segundo a publicação, acrescentando que apenas as camadas superiores do solo tinham umidade suficiente.

Andrei Sizov, da consultoria Sovecon, também citou a falta de chuva como a maior ameaça às plantações em Rostov e que os rendimentos deveriam cair.

"No geral, a situação melhorou com as chuvas recentes, mas está longe de ser suficiente. O rendimento potencial está abaixo da média", disse Sizov.

Rostov tornou-se a terceira região produtora de grãos da Rússia a declarar estado de emergência agrícola após as geadas do final de abril e maio. As outras foram Voronezh e Belgorod.

A colheita de grãos da região caiu 22% no ano ado depois que Rostov foi atingida por geadas de primavera e depois pela seca, com a colheita de trigo diminuindo 38%.

A colheita de grãos de toda a Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, caiu quase 14% em 2024.

Em fevereiro, as autoridades locais previram que a colheita deste ano em Rostov seria de 13,7 milhões de toneladas métricas, 20% a mais que em 2024.

"A situação este ano continua tensa, tanto em termos climáticos quanto econômicos", disse a primeira vice-ministra da Agricultura de Rostov, Olga Gorbaneva, durante a audiência pública do orçamento da região.

Gorbaneva afirmou que a margem de lucro do setor agrícola da região caiu de 16% no ano anterior para 8% em 2024. Ela também afirmou que os custos do cultivo de grãos aumentaram 35% no ano ado, enquanto a receita aumentou 13%.

A Ministra da Agricultura da Rússia, Oksana Lut, afirmou na semana ada que os danos às plantações causados ​​pelas geadas de maio não são significativos este ano, sendo estimados em apenas cerca de 10% dos danos do ano ado. Ela também afirmou que a falta de umidade no solo é o próximo grande risco.

($1 = 80,8500 rublos)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 5m3a5l