Queda de medida antidumping vai sufocar ainda mais produtores de leite 133j2d
A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está contatando o Ministério da Agricultura e parlamentares ligados ao setor para que seja revista a decisão relativa à suspensão da taxa antidumping sobre o leite importado da União Europeia e da Nova Zelândia. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última semana e desde então vem causando preocupação aos produtores de leite do país. 4i6m12
Conforme o presidente da Gadolando, Marcos Tang, o Brasil não pode simplesmente abrir mão das tarifas e ver suas prateleiras inundadas com o leite europeu e neozelandês, pois estes produtores das outras nações produzem em condições nas quais os brasileiros, devido à grandes taxas e ao preço dos insumos no país, não podem competir. "Isso significaria o amassamento ainda maior e o fechamento de negócios dos produtores, sobretudo aqueles que produzem na economia familiar. O produtor de leite já está pagando muito caro para produzir leite no Brasil e está sufocado trabalhando sem margem de lucro", destaca.
Tang salienta que, apesar das dificuldades encontradas pelos produtores de leite, os mesmos ainda lutam por serem apaixonados pela criação e ainda estão na atividade vislumbrando dias melhores. O dirigente ressalta que esta notícia deste novo governo, que foi apoiado por muitos produtores rurais, realmente é um desalento. "Não podemos pagar mais esta conta, não podemos mais ficar quieto e não vamos ser amassados em silêncio", observa.
A medida partiu do Ministério da Economia, fazendo parte do plano macroeconômico proposto pelo governo federal. As tarifas existiam desde 2001 e foram impostas com o apoio da Organização Mundial do Comércio (OMC), já que a produção de leite nestes países é altamente subsidiada por seus governos. Atualmente, os produtores brasileiros, em especial os gaúchos, já vem sofrendo duramente com a concorrência da entrada de leite dos países do Mercosul, principalmente do Uruguai.
3 comentários 271re

ITESP impulsiona melhoramento genético do gado leiteiro

Com apoio do Senar/MT, produtora rural de Torixoréu aumenta produção de leite em 72%

Especialista explica como escolher o subproduto e o que é preciso planejar antes de definir a dieta

Leite/Cepea: Depois de altas consecutivas no 1° trimestre, preços sinalizam queda em abril

Sindilat/RS transforma produção do concurso leiteiro em gesto solidário

Com projeção de aumento de até 2,5% na produção de leite para o segundo semestre, pecuarista tem que se planejar
Moises Pessoa 12/02/2019 15:25 5t5n3n
...mi mi mi à parte, quanto mais demanda mais procura.
Moises Pessoa 12/02/2019 15:11 31269
Levantamento do IBGE projeta uma safra de grãos 1,9% maior neste ano, em comparação com o ano ado. A expectativa do órgão é que a colheita de grãos seja a segunda maior da história, com a produção de 230,7 milhões de toneladas. Confira: bit.ly/2URSVSV
Moises Pessoa 12/02/2019 15:10 5cs2
https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/?epa=SEARCH_BOX
PICARETA QUE NAO INFORMA O SEU PARADEIRO NAO MERECE ATENÇAO...