ANTT publica novo Plano de Dados Abertos (PDA) 1p5l3m
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o seu novo Plano de Dados Abertos (PDA), referente ao biênio 2021-2023, por meio da Deliberação nº 157/2021. Trata-se de um documento orientador para as ações de planejamento, implementação e promoção de abertura de bases de dados priorizadas para o período de dois anos, com vigência de 1º de junho de 2021 a 31 de maio de 2023. O objetivo é facilitar o entendimento, a reutilização e o compartilhamento das informações pela sociedade, bem como aprimorar a transparência das ações da ANTT. 6f2x64
No PDA 2021-2023, são apresentados os conceitos e as etapas que fundamentaram a definição dos dados públicos a serem disponibilizados no período, além do cronograma de publicação. A seleção dos conjuntos de dados a serem publicados considerou, entre outros aspectos, o grau de relevância para o cidadão, a viabilidade técnico-operacional para automatização do processo de extração, publicação e atualização periódica dos dados, bem como a proteção de dados que tenham algum grau de sigilo ou restrição de o nos termos da legislação aplicável e dos normativos vigentes, como a Política de Segurança da Informação e Comunicações da ANTT.
Ao longo do próximo biênio (2021-2023), a sociedade vai acompanhar e poder explorar as bases em arquivo com formato editável, fortalecendo o compromisso da ANTT com a transparência pública. Confira aqui os dados previstos e o cronograma de abertura.
Histórico – A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto n° 8.777 / 2016, tem o objetivo de aprimorar a cultura de transparência pública ao estabelecer regras para publicações, em formato aberto, de dados produzidos ou acumulados pelos órgãos e entidades da istração pública federal direta, autárquica e fundacional. Portanto, a exemplo de outras iniciativas de transparência pública, preconiza-se o o à informação como um direito dos cidadãos.
Conceitualmente, os dados abertos são compreendidos como dados íveis ao público - que não estejam sob sigilo ou restrição de o - representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.
O PDA 2019-2021 foi concluído com êxito e em conformidade com o cronograma. Todas as bases já disponibilizadas estão íveis pelo Portal de Dados Abertos da Agência e pelo Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Saiba mais sobre o PDA/ANTT aqui.
0 comentário 5m3a5l

Peru busca reunião de alto nível com China e Brasil para avançar em ferrovia bioceânica

Apesar da queda nos preços do petróleo, colheita do milho safrinha deve ser marcada por fretes elevados

Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

Alckmin destaca importância da Ferrogrão para aumentar o escoamento da produção agrícola

Santos Brasil registra R$ 198,5 milhões de lucro líquido no 1º trimestre

Nova rota entre Ceará e China promete aumentar em 20% as importações