Fabricante russo de colheitadeiras suspende produção devido à queda na demanda dos agricultores 6b645b
1j85s
MOSCOU, 16 de maio (Reuters) - A maior fabricante russa de colheitadeiras e tratores, a Rostselmash, disse na sexta-feira que a demanda por suas máquinas despencou, forçando-a a suspender a produção a partir de junho e cortar custos, já que os agricultores não têm dinheiro para comprar novos equipamentos.
A Rostselmash disse que colocará todos os seus trabalhadores em licença obrigatória a partir de junho, antes do início da temporada de colheita, adiantando a licença de agosto e setembro, como nos anos anteriores.
"A medida é forçada e se deve ao atual contexto econômico do setor agrícola. Os agricultores não têm recursos para comprar os equipamentos de que precisam, resultando em uma retração significativa do mercado", afirmou a empresa em comunicado.
Empréstimos caros somam-se a outros problemas, como altas taxas de exportação e custos crescentes de combustível e fertilizantes, tornando a agricultura não lucrativa em muitas regiões e minando a ambição da Rússia de se tornar uma superpotência agrícola.
A rígida política monetária do banco central tornou os empréstimos comerciais, atualmente com taxas em torno de 30%, iníveis para a maioria dos agricultores, que os usam principalmente para comprar novos equipamentos.
Rostselmash disse que as vendas de todos os fabricantes russos de equipamentos agrícolas caíram 76% para colheitadeiras de grãos, 49% para colheitadeiras de forragem e 48% para tratores, em comparação com o mesmo período de 2021, um ano de expansão agrícola.
A empresa demitiu 2.000 funcionários desde o outono de 2024, disse seu CEO Konstantin Babkin ao jornal Kommersant no início deste mês.
Nos últimos anos, a Rússia se beneficiou do boom agrícola russo. Também superou com sucesso concorrentes estrangeiros, tornando-se um exemplo de "substituição de importações", uma estratégia adotada pelo governo russo para reduzir a dependência de empresas estrangeiras diante das sanções ocidentais.
Arkady Zlochevsky, chefe do grupo de lobby União Russa de Grãos, alertou que, se os agricultores não conseguirem atualizar suas máquinas, ficarão mais suscetíveis a condições climáticas adversas. Máquinas modernas ajudam os agricultores a aproveitar janelas climáticas favoráveis com mais eficiência.
Os agricultores também enfrentam altas taxas de exportação e custos crescentes de combustível e fertilizantes e, apesar do lobby dos agricultores, o vice-primeiro-ministro Dmitry Patrushev disse que as taxas permaneceriam em vigor.
"Isso é resultado do desejo de arrecadar mais dinheiro dos agricultores por meio de taxas de exportação", disse o parlamentar e agricultor Sergei Lisovsky em resposta à declaração de Rostselmash.
Reportagem de Gleb Bryanski e Olga Popova; Edição de Ros Russell
0 comentário 5m3a5l

AGCO inaugura Centro de Desenvolvimento em Ibirubá (RS) e reforça protagonismo global em tecnologias de plantio

Fabricante russo de colheitadeiras suspende produção devido à queda na demanda dos agricultores

Fendt lança nova colheitadeira IDEAL 25 na Agrishow 2025

Fendt apresenta suas inovações na Agrishow 2025

Faturamento do setor de máquinas avança 15% no 1º tri, diz Abimaq

Indústria de Máquinas e Equipamentos registrou desaceleração no mês de março de 2025