Paraná já colheu mais da metade da safra de soja, qualidade melhora, diz Deral 2jm5g
1j85s
SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja 2021/22 alcançou 54% das áreas no Paraná, um salto de 25 pontos percentuais na comparação com o índice divulgado há cerca de duas semanas, e a qualidade das lavouras melhorou à medida que o Estado avança na retirada da oleaginosa mais atingida pela seca, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).
Enquanto isso, o plantio de milho atingiu 69% da área projetada, versus 43% na mesma época do ano ado, com a avaliação das plantações do cereal também melhorando, segundo Deral.
No mesmo período de 2021, quando a safra atrasou por problemas climáticos, a colheita de soja ainda estava em 36% da área.
No milho segunda safra, o indicador de plantio quase dobrou ante o dado divulgado há duas semanas.
Na avaliação do órgão ligado ao governo estadual, as condições das lavouras melhoraram, à medida que avança a colheita de áreas atingidas pela estiagem.
O percentual de áreas consideradas boas atingiu 46% versus 38% há duas semanas. As plantações de soja em condições ruins agoram somam 24% do total, ante 32% no mesmo comparativo.
“Creio que a melhora da condição se deve às áreas piores já colhidas, não é uma melhora pelo clima”, disse o economista do Deral, Marcelo Garrido.
Ele disse que áreas que estão sendo colhidas na segunda metade da safra, plantada mais tarde, estão em melhores condições do que aquelas atingidas pela seca severa na virada do ano.
Para o milho segunda safra, houve também melhora nas áreas boas, para 90%, ante 85%.
Em relação ao milho de primeira safra, a colheita chegou a 64% da área.
Em sua última estimativa, divulgada em fevereiro, o Deral fez novo corte na safra de soja, para 11,6 milhões de toneladas, baixa de 41% em relação ante o ciclo anterior. No milho segunda safra, a expectativa é de uma colheita acima de 15 milhões de toneladas.
(Por Roberto Samora)
0 comentário 5m3a5l

Soja inverte o sinal, acompanha milho e óleo e recua em Chicago nesta 5ª

Soja tem estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, de olho em notícias já conhecidas e testando leves altas

Soja fecha 4ª feira com perdas de dois dígitos em Chicago reagindo a combinação de fundamentos e financeiro

Clima frio e seco vai intensificar colheita de soja na Argentina

Soja perde mais de 1% em Chicago acompanhando perdas intensas do óleo e dos grãos nesta 4ª

Soja: Com tarifas, China não vai comprar nos Estados Unidos e o Brasil terá que racionar