Chuvas estão irregulares em Uberlândia (MG), mas ainda não preocupam produtores de soja 3p101r
Na região de Uberlândia (MG) as chuvas ocorrem de forma irregular, mas ainda não afetaram a produção de soja. A preocupação dos produtores é quanto ao clima em janeiro - período de enchimento do grão -, já que na temporada ada o mês foi de grande estiagem e prejudicou a produção.
Segundo o presidente do sindicato rural, Thiago Soares Fonseca, a produção na região vem de dois anos consecutivos de perdas, e mesmo que a safra 2015/16 se consolide em bons volumes, os produtores ainda não conseguiram saldar os prejuízos.
"Para começar a equilibrar as coisas nós precisamos de um ano de boas produtividades”, afirma. Nesse cenário, as projeções são de um rendimento médio de 55 sacas por hectares caso o clima seja favorável na reta final do ciclo.
De acordo como o presidente a colheita da soja no município deve ter inicio a partir do dia 10 de fevereiro. As previsões climáticas do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) indicam que o trimestre - dezembro, janeiro e fevereiro - deve ter precipitação acima de 800 mm/trimestre. Somente para janeiro as chuvas devem ficar acima de 300 mm.
Comercialização
Diante de cotações mais elevadas para a soja neste ano comercial, devido à valorização cambial, os produtores do triangulo mineiro aproveitaram os picos de preço para realizar a comercialização antecipada. Segundo Fonseca cerca de 30% da safra já está comprometida e, agora os produtores seguem atentos ao clima para garantir uma boa produtividade
0 comentário 5m3a5l

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira