Aiba representa a agroindústria baiana em missão na Europa promovida pela ApexBrasil, Itamaraty e Ministério da Agricultura 3245e
Representando a agroindústria da Bahia e o modelo de agricultura sustentável praticado no estado, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, integrou a missão internacional promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizada entre os dias 23 e 30 de abril, na Europa. A iniciativa teve como objetivo ampliar parcerias econômicas estratégicas, com destaque para o fortalecimento do acordo Mercosul–União Europeia. 185c51
A missão ou por três países — Portugal, Polônia e Bélgica — reunindo autoridades, empresários e representantes de embaixadas brasileiras em encontros voltados ao fomento do comércio exterior, à atração de investimentos e à promoção da imagem do Brasil como parceiro confiável em temas como sustentabilidade, segurança alimentar e inovação no campo.
Em Lisboa, Moisés Schmidt foi recebido pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, e participou de rodadas de diálogo com autoridades e lideranças empresariais de ambos os países. “Foi um momento importante para demonstrarmos como a agricultura tem avançado na produção de alimentos com responsabilidade socioambiental, dentro de um modelo que alia inovação, produtividade e preservação dos recursos naturais”, destacou o presidente da Aiba.
Já em Varsóvia, capital da Polônia, Schmidt participou dos debates estratégicos promovidos pela ApexBrasil e pelo Itamaraty com representantes de setores-chave da diplomacia econômica brasileira no Leste Europeu. Durante as discussões, o presidente da Aiba apresentou a produção de cacau no Oeste da Bahia como exemplo do potencial diversificado da agricultura baiana, ressaltando as oportunidades de exportação de produtos com certificação socioambiental.
“A presença da Aiba nesse tipo de missão é fundamental. Levamos para a Europa um retrato do que fazemos com excelência no campo: produção responsável, regenerativa e de alta qualidade. É assim que buscamos abrir novos mercados, agregar valor aos nossos produtos e inserir o agro de forma ainda mais competitiva no cenário global”, afirmou Schmidt.
Durante o encontro em Varsóvia, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforçou o papel estratégico do acordo Mercosul–União Europeia e a importância de inserir o Brasil em cadeias produtivas sustentáveis. “Estamos trabalhando para colocar o Brasil mais próximo da Europa e mais presente no mundo. A conclusão do acordo Mercosul–União Europeia representa a criação do maior bloco econômico do planeta, com mais de 700 milhões de pessoas. Isso significa oportunidade de novos negócios alinhados com a economia verde e com a transição energética”, declarou Viana.
A missão também teve como meta apresentar aos diplomatas brasileiros lotados no continente europeu os projetos e estratégias voltadas à ampliação das exportações brasileiras. Para a Aiba, a participação institucional fortalece a imagem da Bahia como um polo produtor moderno, sustentável e aberto ao comércio internacional.
Ao fim da missão, Moisés Schmidt destacou a importância da inserção internacional da agricultura baiana: “Estar presente nessas agendas é abrir portas, criar pontes e mostrar que o Brasil — e, especialmente, a Bahia — tem muito a oferecer quando o assunto é produzir alimentos com responsabilidade, de forma regenerativa e com respeito ao meio ambiente. Estamos prontos para ocupar novos espaços nos mercados mais exigentes do mundo.”
0 comentário 5m3a5l

Cultivo de erva-mate do Paraná vira Patrimônio Agrícola Mundial das Nações Unidas

Restauração de áreas degradadas é possível e pode ser rentável ao produtor

PL que permite uso de créditos de carbono para abater impostos é aprovado na Comissão de Agricultura

Unigel firma acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes no Nordeste

Monitor da Amcham aponta alta de 9,4% no comércio Brasil–EUA até abril de 2025

Câmara e Senado participam do 11º Fórum Parlamentar do BRICS para debater o papel dos Parlamentos na construção de uma governança global mais inclusiva e sustentável