CNA debate desafios do país para 2050 1d16l

Publicado em 01/05/2025 09:12
Entidade participou, na terça (29), de evento promovido pelo Ministério do Planejamento

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (29), em Brasília (DF), do seminário “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050”. 6m3e5d

O evento foi promovido pelo Ministério do Planejamento e reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir alternativas que promovam o desenvolvimento do país nos próximos 25 anos.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, citou educação, pesquisa e inovação e infraestrutura e logística como pontos considerados fundamentais para ajudar o país a ter, em 2050, “menos desigualdades e indicadores melhores do que os que temos hoje”.

Ao falar de educação, Lucchi citou as ações e falou dos resultados obtidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que mostram como a educação pode transformar a realidade no campo.

“Pequenos produtores que recebem assistência técnica e gerencial contínua conseguem ganhos significativos em dignidade e qualidade de vida”, afirmou.

Lucchi também destacou a necessidade de investimentos em pesquisa e inovação para o crescimento econômico, especialmente no agronegócio, setor altamente dependente de tecnologia. E ressaltou a importância da Embrapa no processo.

Outro grande desafio, segundo o diretor técnico da CNA, está na infraestrutura e logística.

“Nas áreas rurais, a situação ainda é crítica, com rodovias em más condições, baixo aproveitamento das ferrovias e das hidrovias, o que encarece e dificulta o transporte de alimentos”, disse.

Lucchi também apontou as inúmeras potencialidades do país, como os recursos naturais e a biodiversidade, que podem agregar valor em várias áreas como a medicina e a indústria química, além das fontes renováveis de energia, como os biocombustíveis.

E reforçou que o país se destaca como uma referência em produção sustentável de alimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 5m3a5l