Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério 635z6j

Publicado em 23/05/2025 14:26

Como parte da programação do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, representantes de países africanos participaram, nesta sexta-feira (23), de uma reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para conhecer as atividades desenvolvidas pelas secretarias da pasta. s2q29

Estiveram na abertura do encontro o secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares; a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli; o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Laudenir André Müller; e o presidente do Conselho de istração (Consad) da Embrapa, Carlos Ernesto Augustin.

“Cada um dos nossos secretários vai apresentar a estrutura da sua secretaria, seus principais temas de atuação e como as equipes trabalham no dia a dia. Além disso, o presidente do Conselho da Embrapa, que é uma empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, também trará um panorama das ações da Embrapa e das oportunidades para fortalecer a cooperação entre o Brasil, a Embrapa, o Mapa e os países africanos”, explicou Cleber Soares.

A partir das apresentações, os representantes africanos podem identificar as áreas com as quais podem estabelecer parcerias voltadas para o fortalecimento da produção agropecuária e aquícola, para a valorização da agricultura familiar, o a financiamento para o desenvolvimento rural e construção de soluções conjuntas em segurança alimentar.

Sobre o II Diálogo Brasil-África

O II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural reuniu, ao longo desta semana, ministros da Agricultura de países africanos, autoridades brasileiras, representantes de organismos internacionais, bancos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, organizações da agricultura familiar e do setor privado.

O objetivo do encontro foi promover o intercâmbio de experiências, tecnologias e políticas públicas bem-sucedidas, com foco no fortalecimento da produção agropecuária e aquícola, na valorização da agricultura familiar, no o a financiamento para o desenvolvimento rural e na construção de soluções conjuntas para a segurança alimentar.

A programação começou na segunda-feira (19), com a cerimônia de boas-vindas no Palácio do Itamaraty, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, recepcionando as delegações africanas.

Na terça (20) e quarta-feira (21), os participantes visitaram instituições como a Embrapa, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e cooperativas agrícolas, conhecendo de perto experiências brasileiras de sucesso na produção sustentável e nas políticas públicas de apoio ao setor rural.

Ainda na quarta-feira, o ministro Carlos Fávaro, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, apresentou a ministros da União Africana, em visita de campo a Petrolina (PE), tecnologias desenvolvidas para o semiárido. A comitiva conheceu a experiência da Embrapa Semiárido e soluções em agricultura irrigada, fruticultura e convivência com a seca, fortalecendo a cooperação internacional em segurança alimentar.

O encerramento oficial das atividades ocorreu na quinta-feira (22), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com o Diálogo Ministerial, que contou com debates, painéis temáticos e a de atos de cooperação entre o Brasil e países africanos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário 5m3a5l