Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério 635z6j
Como parte da programação do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, representantes de países africanos participaram, nesta sexta-feira (23), de uma reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para conhecer as atividades desenvolvidas pelas secretarias da pasta. s2q29
Estiveram na abertura do encontro o secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares; a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli; o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Laudenir André Müller; e o presidente do Conselho de istração (Consad) da Embrapa, Carlos Ernesto Augustin.
“Cada um dos nossos secretários vai apresentar a estrutura da sua secretaria, seus principais temas de atuação e como as equipes trabalham no dia a dia. Além disso, o presidente do Conselho da Embrapa, que é uma empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, também trará um panorama das ações da Embrapa e das oportunidades para fortalecer a cooperação entre o Brasil, a Embrapa, o Mapa e os países africanos”, explicou Cleber Soares.
A partir das apresentações, os representantes africanos podem identificar as áreas com as quais podem estabelecer parcerias voltadas para o fortalecimento da produção agropecuária e aquícola, para a valorização da agricultura familiar, o a financiamento para o desenvolvimento rural e construção de soluções conjuntas em segurança alimentar.
Sobre o II Diálogo Brasil-África
O II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural reuniu, ao longo desta semana, ministros da Agricultura de países africanos, autoridades brasileiras, representantes de organismos internacionais, bancos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, organizações da agricultura familiar e do setor privado.
O objetivo do encontro foi promover o intercâmbio de experiências, tecnologias e políticas públicas bem-sucedidas, com foco no fortalecimento da produção agropecuária e aquícola, na valorização da agricultura familiar, no o a financiamento para o desenvolvimento rural e na construção de soluções conjuntas para a segurança alimentar.
A programação começou na segunda-feira (19), com a cerimônia de boas-vindas no Palácio do Itamaraty, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, recepcionando as delegações africanas.
Na terça (20) e quarta-feira (21), os participantes visitaram instituições como a Embrapa, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e cooperativas agrícolas, conhecendo de perto experiências brasileiras de sucesso na produção sustentável e nas políticas públicas de apoio ao setor rural.
Ainda na quarta-feira, o ministro Carlos Fávaro, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, apresentou a ministros da União Africana, em visita de campo a Petrolina (PE), tecnologias desenvolvidas para o semiárido. A comitiva conheceu a experiência da Embrapa Semiárido e soluções em agricultura irrigada, fruticultura e convivência com a seca, fortalecendo a cooperação internacional em segurança alimentar.
O encerramento oficial das atividades ocorreu na quinta-feira (22), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com o Diálogo Ministerial, que contou com debates, painéis temáticos e a de atos de cooperação entre o Brasil e países africanos.
0 comentário 5m3a5l

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP