A produção de café do Brasil, em 2025, deve atingir 55,7 milhões de sacas de 60 kg, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), não alcançando seu potencial produtivo máximo, à medida que as lavouras refletem o impacto da estiagem registrada em grandes regiões produtoras de Minas Gerais e Espírito Santo, bem como a pressão causada por pragas e doenças nas lavouras, como o bicho-mineiro e a broca-do-café.
Em um período produtivo desafiador, como o atual, a tecnologia é uma importante aliada para minimizar possíveis perdas e impactos negativos durante a safra. De olho nas demandas do cafeicultor brasileiro, a Bayer leva para o evento suas principais soluções e tecnologias de proteção de cultivos, que contribuem para impulsionar a produtividade e a rentabilidade no campo.
“Para minimizar os impactos causados por pragas como o bicho-mineiro e a broca-do-café, é preciso entender como elas agem e suas principais características, isso ajuda a encontrar um produto mais eficaz para o combate. O produtor pode optar por soluções que atuam de forma assertiva e rápida na praga, evitando a proliferação”, explica Marcello Vilela, gerente de Marketing da unidade de negócios para Café na Bayer.
Contra infestações da broca-do-café, por exemplo, o portifólio Bayer dispõe do inseticida Curbix®, que protege a cultura por mais tempo, graças ao seu efeito de choque e longo período de controle. Já para o combate contra o bicho-mineiro, o produtor pode contar com o Sivanto Prime®, um inseticida sistêmico que age diretamente no sistema nervoso dos insetos.
Entre outras ameaças às lavouras de café estão os nematoides, plantas daninhas e a ferrugem do cafeeiro, que podem fragilizar ainda mais as plantações. O herbicida Alion, com amplo espectro de controle e eficiência no manejo, é indicado para o controle pré-emergente das plantas daninhas na cafeicultura e em outras culturas.
No combate aos nematoides, o manejo integrado com defensivos químicos e biológicos vem provando sua eficácia nas lavouras. Uma demonstração eficaz disso é o uso do nematicida Verango Prime, voltado ao controle efetivo e de longa duração de nematoides, especialmente do nematoide das galhas, recorrente nos cafezais; e o biológico Serenade, formulado com uma cepa exclusiva da Bayer, que protege o sistema radicular das plantas, impedindo o ataque de nematoides e patógenos, proporcionando maior vigor e crescimento da raiz através de uma barreira física e promovendo melhoria da biota do solo.
“O Coffee Dinner & Summit é um ambiente propício para conscientizar a cadeia do café. Apesar de vivermos um momento desafiador, é possível minimizar impactos e manter a produtividade de forma consciente. Com nossas soluções integradas, incentivamos um cultivo sustentável e eficaz no controle de pragas, doenças e ervas daninhas, garantindo uma produção com qualidade para o consumidor e conferindo melhor rentabilidade ao produtor”, conclui Vilela.
Para mais informações sobre o portfólio de soluções Bayer, e: www.agro.bayer.com.br.
EVENTO CARBONO ZERO
Honrando seu pilar de atuação voltado a responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e segurança alimentar, o Cecafé obteve o Selo Verde da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 10º Coffee Dinner & Summit.
Através do cálculo das emissões de carbono geradas nos três dias do evento, a entidade compensou mais de 9,8 toneladas de CO2 e equivalentes através do plantio de 69 árvores nativas, contribuindo para o reflorestamento e a regeneração da biodiversidade em Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda do Lobo, produtora de café especial em Três Corações (MG).
COFFEE DINNER & SUMMIT
Realizado pelo Cecafé, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, mais de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial, além de autoridades governamentais, para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.
Sob o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos cafés do Bra-sil”, a 10ª edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão sobre os desafios econômicos, climáticos, socioambientais, regulatórios e logísticos, que trazem desafios e oportunidades às nações cafeeiras, principalmente ao maior produtor mundial de café, o Brasil, no que tange a iniciativas sustentáveis estruturadas sob critérios ESG e o abastecimento global, na expectativa de analisar o futuro do fluxo do comércio. Os interessados podem obter mais informações e realizar suas inscrições no site https://coffeedinner.com.br/.
0 comentário 5m3a5l

Preço do café arábica fecha sessão de 6ª feira (23) com leve alta, pressionado pela desvalorização do dólar index

Mesmo com os impactos climáticos, safra brasileira de café 2025/26 deve entregar boa qualidade

Café: Importações, exportações e produção; confira análises da Hedgepoint

Café em Prosa #212 - Barista se destaca e ganha o Desafio Koar Andradas/MG com o melhor método de preparo de café coado

Mapa divulga lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo

Colômbia prevê alta de 17,5% na safra de café 2024/25