STF retoma nesta quarta-feira (15) votação do marco temporal das terras indígenas 435927
1j85s
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma a partir das 14h (horário de Brasília) desta tarde de quarta-feira (15) a discussão sobre o marco temporal das terras indígenas. A sessão será retomada com a conclusão do voto do ministro Kassio Nunes Marques.
Na semana ada, o ministro Edson Fachin, relator do caso, concluiu seu voto com rejeição da tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Ou seja, não precisa que os indígenas comprovem a ocupação de terra no dia da promulgação da Constituição de 1988 para terem direito a ela.
Além Fachin e de Nunes Marques, outros oito ministros ainda devem votar o assunto por ordem de chegada à Corte. Com a previsão de retomada dos trabalhos no STF nesta quarta-feira, o julgamento já vai para sua quarta semana.
E ainda pode estar longe de ser concluído. Segundo apuração da colunista Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo, a tendência é de que um dos oitos ministros que ainda precisa votar no julgamento peça vista, um prazo maior para analisar o assunto.
0 comentário 5m3a5l

Marco Temporal: "Constituição de 1988 traçou normas para a declaração de terras e elas devem ser realizadas", afirma ministra Ellen Gracie

Indígenas suspendem bloqueio em rota de transporte de grãos na Amazônia

Lula vai ao Xingu homenagear Raoni e ouve crítica de cacique a petróleo na Foz do Amazonas

Conflitos entre os produtores rurais e indígenas se intensificam na região de Tamarana/PR

“Deve haver respeito ao que o Congresso aprovou por ampla maioria”, diz Lupion sobre marco temporal

Povos indígenas pedem apoio da FPA para superar obstáculos na produção rural em terras indígenas