Imea alerta para possibilidade de colheita adiantada da soja no MT 4w4y4z
Com o ritmo a campo intenso, a semeadura da nova safra entra na sua reta final em grande parte de MT. Os olhares com relação ao desenvolvimento das plantas e planejamento da colheita já são colocados no radar. Com isso, o Imea realizou a sua previsão do potencial de soja apta a ser colhida em cada semana com base nos percentuais semeados e no ciclo das sementes utilizadas em cada região. 313z53
Se forem desconsideradas quaisquer interferências climáticas nos trabalhos a campo, os dados apontam para um potencial adiantamento da colheita em janeiro, diferentemente do ocorrido nos anos anteriores.
Além disso, na primeira semana de fevereiro, a previsão indica algo inédito: a possibilidade de se colher por dia cerca de 250 mil ha, e com a primeira quinzena de fevereiro podendo ter mais de 5,2 milhões de ha de soja já fora do campo.
Apesar das boas perspectivas, um clima adequado no início de 2017 e grande quantidade de máquinas serão determinantes para a consolidação dos dados.
A semeadura da nova safra de soja avançou para 80,3% em MT e, apesar de a diferença em relação às safras anteriores ter reduzido, segue registrando ritmo inédito para o período em grande parte do Estado.
As únicas exceções ocorrem nas duas regiões mais atrasadas, a nordeste e a norte, mas que, ainda assim, vêm registrando percentuais acima da média dos últimos cinco anos.
As previsões climáticas indicam bons volumes de chuvas durante o desenvolvimento da planta e, aliadas ao ritmo de cultivo bastante adiantado nesta safra, trazem expectativa positiva com relação aos rendimentos a campo da nova safra.
No entanto, cabe salientar que as incertezas continuam, uma vez que a maior produtividade média já registrada no Estado ocorreu em 2011, quando a semeadura apresentou o maior atraso. Além disso, a consolidação de chuvas que não sejam em excesso na colheita é outra variável de peso na nova safra.
Leia o boletim na íntegra no site do Imea.
0 comentário 5m3a5l

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira